Física e Matemática EJA EE Falconi (Prof. Brandão)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LISTA II - EXERCÍCIOS DE FÍSICA 3ºTAM e 3ºTBM

Ir para baixo

LISTA II - EXERCÍCIOS DE FÍSICA 3ºTAM e 3ºTBM Empty LISTA II - EXERCÍCIOS DE FÍSICA 3ºTAM e 3ºTBM

Mensagem  Admin Seg Mar 12, 2012 9:39 pm

EE Maria Falconi de Felício
Física (3º TAM e 3º TBM) – 1º Semestre 2012
Prof. Manoel Brandão
REVISÃO : Termometria e Dilatação Térmica
UMA PALAVRA INICIAL
Caros alunos,
Antes de passarmos para uma nova matéria vamos fazer uma lista de exercícios dos temas trabalhados para que todos fiquem “feras” no assunto. A lista xerocada evita a perca de tempo com cópias e permite que vocês possam adiantar os exercícios em casa, o que é muito importante para a vossa aprendizagem. Conto com a boa vontade e disposição de todos para aprender e podem contar comigo. Para o iniciante tudo é difícil, mas para quem quer tudo é possível, e nós queremos.

EXERCÍCIOS
1)-(UFB) Quando se mede a temperatura de uma pessoa, deve-se deixar o termômetro durante algum tempo. Qual o motivo desse procedimento?

2) -(UFB) A areia de uma praia sofre um aquecimento de 40°C. Se este aquecimento fosse acompanhado pela escala fahrenheit qual seria a variação nesta escala?
3)- CEFET-MG) Em um determinado dia, a temperatura mínima em Belo Horizonte foi de 15 °C e a máxima de 27 °C. Qual a diferença entre essas temperaturas, na escala kelvin?
4)-(UFRRJ-RJ) Um mecânico, medindo a temperatura de um dispositivo do motor do carro de um turista americano, usou um termômetro cuja leitura digital foi de 92°C. Para que o turista entendesse melhor a temperatura, o mecânico teve de converter a unidade de temperatura para Fahrenheit. Qual foi o valor da temperatura após esta conversão?
5) – (FATEC-SP) A temperatura em que a indicação da escala Fahrenheit é o dobro da indicação da escala Celsius é: a) 160°C b) 160°F c) 80°C d) 40°F e) 40°C
6) (FMTM-MG) A fim de diminuir o risco de explosão durante um incêndio, os botijões de gás possuem um pequeno pino com aspecto de parafuso, conhecido como plugue fusível. Uma vez que a temperatura do botijão chegue a 172ºF, a liga metálica desse dispositivo de segurança se funde, permitindo que o gás escape. Em termos de nossa escala habitual, o derretimento do plugue fusível ocorre, aproximadamente, a
a) 69ºC. b) 78ºC. c) 85ºC. d) 96ºC. e) 101ºC.

Cool Placas quadradas de concreto, com largura igual a 1,0 m, são utilizadas na construção de uma calçada para pedestres. Sabendo-se que essas chapas ficarão sujeitas a variações de temperatura que podem chegar a 50 °C, calcule a nova área de cada uma delas e dimensão mínima das juntas de dilatação que devem ser deixadas entre uma placa de concreto e outra. (β = 24 . 10-^6 ºC^-1)

9) (FGV-SP) Um serralheiro monta, com o mesmo tipo de vergalhão de ferro, a armação esquematizada.A barra transversal que liga os pontos A e B não exerce forças sobre esses pontos. Se a temperatura da armação for aumentada, a barra transversal
b) empurrará os pontos A e B, pois ficará
c) Puxará A e B para dentro
LISTA II - EXERCÍCIOS DE FÍSICA 3ºTAM e 3ºTBM Image054

10) Uma chapa quadrada, feita de um material encontrado no planeta Marte, tem área A = 100,0 cm² a uma temperatura de 100 ºC. A uma temperatura de 10,0 ºC, qual será a área da chapa em cm²? Considere que o coeficiente de expansão linear do material é α = 2,0 x 10^−3 / ºC.
A) 74,0 B) 64,0 C) 54,0 D) 44,0 E) 34,0
ATENÇÃO: Veja que o exercício é de dilatação superficial, cujo coeficiente é β, mas nos foi dado α, portanto precisamos fazer a conversão de α para β. Ver no caderno a relação entre esses coeficientes.


UMA PALAVRA FINAL


Virando Fera,

Veja essa imagem. Olha como o gatinho se vê. Quem se vê fera, se torna fera. Todos vocês podem virar fera, não de bravos com o professor de Física, mas fera em Física. Tudo é uma questão de paciência e persistência, perseverança e força de vontade. Ninguém nasce sabendo, mas todos são capazes de aprender. Não há cérebros bons ou ruins, potentes ou impotentes por natureza. Existem cérebros exercitados e cérebros não exercitados. Os cérebros são como os músculos, quanto mais usados mais fortes ficam. Acredite em você, em sua capacidade. Felizes dos gatos que se sentem leões, mas pobres dos leões que se sentem gatos. Eu acredito em você! E você?
Um grande abraço,
Prof. Manoel Brandão
Lista disponível em: https://mbrandaoejafalconi.directorioforuns.com/
LISTA II - EXERCÍCIOS DE FÍSICA 3ºTAM e 3ºTBM Gato-leao[b]
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/02/2012
Idade : 47
Localização : Viradouro - SP

https://mbrandaoejafalconi.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos